quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Livros digitais ( E-books)

Um livro digital, também chamado de E-book, é aquele livro que pode ser lido em computadores, celulares, leitores de livros digitais.
Os formatos mais comuns de E-books são o PDF, HTML e o ePUB.
Por ser um dispositivos de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.


Com design leve e prático, os e-books estão cada vez mais acessíveis no mercado. A sua principal vantagem é sua portabilidade. Além disso, outra vantagem é o preço. Com o seu custo de produção e entrega cada vez mais baixo, um e-book de alto padrão, como os encontrados na internet, pode chegar às mãos do leitor por um preço até 50% menor que um livro impresso.

Alguns sites que oferecem e-books gratuitos:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/
http://www.livros-digitais.com/

Reutilizando os livros- Parte III

Olá pessoal,
aqui vai mais um tópico de como reaproveitar seus antigos livros e ainda decorar a casa.
 Nesse jeito de reaproveitar os livros serviu mais como decoração, coloca-los na parede ficou diferente e bonito. Não precisa muito pra fazer, só mesmo os livros e alguns pedaços de madeira que você mesmo pode fabricar.
 Já nesse segundo exemplo, é só usar alguns skates velho do seu filho, sobrinho, seu mesmo ou encontrado na rua e juntar alguns, dependendo do seu gosto e do tanto de livros, e ainda dá pra colocar alguns enfeites. Simples e ainda ajuda o meio ambiente reciclando.
Nesse terceiro exemplo você usa um antigo violão, tira a parte superior e na parte inferior você decora do jeito que preferir. Nessa forma de reutilizar cabem muitos livros e ainda deixa o ambiente mais bonito.

domingo, 26 de agosto de 2012

Livros feitos de plástico Reciclado

Imagine ler um livro na chuva, numa piscina, lavando a louça, tomando banho no mar, enfim, próximo a tudo onde tiver água. Mas tal livro teria de ser em material bem resistente para aguentar a ação da água. Isso mesmo.
Esse é o livro feito em plástico reciclado (veja imagem abaixo), que é feito com plástico pós-consumo, que já foi utilizado em sacolas, embalagens e rótulos. O mesmo parece ser feito com o papel couchê, que é utilizado por gráficas na confecção de cartões de visitas, cartazes, panfletos e etc.



A tecnologia utilizada na fabricação do papel sintético é a mesma dos filmes flexíveis de polipropileno, um plástico que é de fácil modelagem e coloração, utilizado na produção de embalagens de alimentos, tubos de carga de caneta esferográfica, rótulos e até prancha de bodyboard. Quem está a frente dessa tecnologia é a Vitopel, terceira maior produtora de filmes flexíveis do mundo.

Fonte: Eco Desenvolvimento e divulgabiblio.blogspot.com*
*Navegando pela Internet, encontrei esse blog com a postagem sobre livro feito com material reciclável.
Achei interessante e por isso posto aqui para vocês, os créditos sobre essa informação são todos do blog divulgabiblio.blogspot.com




Como surgiram os livros?

O livro, impresso em papel, surgiu no século XV, com a invenção da prensa de tipos móveis, feita por Johann Gutemberg. Os primeiros livros, no entanto, apareceram a partir da invenção da escrita, há cerca de 5 mil anos. Esses livros eram muito diferentes dos que conhecemos hoje, feitos de diversos materiais. Inicialmente, escrevia-se sobre barro, madeira, metal, ossos e bambu, e os livros eram feitos de lâminas ou placas separadas, que não podiam ser dobradas. Tempos depois, foram utilizados materiais mais flexíveis, como tecido, papiro, couro e papel, que permitiram as dobras e os rolos. Os primeiros livros surgiram na Mesopotâmia, feitos pelos sumérios, e tinham a forma de pequenas lajotas feitas no barro. Os egípcios escreveram sobre folhas de papiro, uma planta, sendo que a emenda dessas folhas formava rolos de até 20 metros de comprimento. Esse povo criou a maior biblioteca da Antiguidade, a Biblioteca de Alexandria, que chegou a ter 700 mil livros.




A prensa de Gutemberg, que deu origem aos livros.

Curiosidades:

- O primeiro livro publicado no Brasil foi a obra MARÍLIA DE DIRCEU de Tomás Antônio Gonzaga, pela Imprensa Régia no início do século XIX, com a instalação da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro.

- O livro mais vendido no Brasil e no mundo desde a antiguidade é a Bíblia.

- O primeiro livro impresso pelo sistema Gutemberg foi a Bíblia.


Bíblia





Obra de Tomás Antônio Gonzaga