domingo, 16 de setembro de 2012

Papel Semente

A papel semente é uma empresa que acredita no desenvolvimento sustentável e busca conciliar a conservação da natureza e o crescimento social e econômico. Criada em maio de 2009, a empresa produz um papel artesanal e ecológico que recebe sementes de flores durante seu processo de fabricação.

Convite feito de Papel Semente

Dessa forma, o cliente Papel Semente pode usar o papel de acordo com seu interesse de comunicação e após sua utilização plantá-lo, gerando vida ao invés de lixo. Do papel que se planta, podem brotar lindas flores, deliciosas verduras ou poderosas ervas medicinais. Para a Papel Semente, ser uma empresa ecosocial é gerir seu espaço e sua comunicação com responsabilidade social, econômica e ambiental.
Através do papel semente, pretendemos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais e sociais.


Missão
Desenvolver produtos com responsabilidade socioambiental que incentivam o consumo consciente na sociedade. A Papel Semente busca difundir o uso do papel ecológico e artesanal como instrumento na comunicação corporativa e familiar.

Visão
Tornar-se uma empresa referência em sustentabilidade, tendo como base princípios da responsabilidade ambiental, social e econômica.

Valores
Ética, Respeito, Competência, Determinação, Transparência, Alegria, Criatividade e Ousadia

Os produtos são: convites, cartões, tags, eventos, folders, kits.

TIPOS DE SEMENTES

Além de escolher entre inúmeras possibilidades de produtos, oferecemos também a opção da escolha dos tipos das sementes. Ou seja, você pode customizar por completo sua comunicação e surpreender a todos. Veja as sementes disponíveis:
  • Rúcula
  • Agrião
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Cravinho Francês
  • Cósmea
  • Boca de Leão
  • Erva Doce
  • Camomila
  • Angico Vermelho

Informação tirada do site http://www.papelsemente.com.br


Algumas das Sete Maravilhas...

... Dos livros reciclados!!

Todo mundo já ouviu falar nas sete maravilhas do mundo, e foi pensando nisso que alguns artistas decidiram criar obras de arte incríveis com os livros que ninguém usava mais, e juntaram o útil ao agradável: Meio ambiente e Arte. O site Inhabitat reuniu os exemplos mais impressionantes, de artistas que fazem monumentos com livros velhos.

Para começar, vamos falar do maior monumento feito com livros, a Torre de Babel em Buenos Aires, ela tem 25 metros e foi construída pela artista Marta Minujin. A torre foi  feita com 30 mil livros, doados de varias partes do mundo, alem de ser um belíssimo exemplo reciclagem,  proporciona uma linda vista da cidade.
Torre de Babel - Buenos Aires
Guy Laramme, um artista que constrói esculturas de antigas enciclopédias, as esculturas tem formas de topografia, que descrevem contos narrados em livros. Formando pilhas e pilhas de livros, ele recria montanhas, cavernas e ícones arquitetônicos descritos no conteúdo dos volumes. 

Escultura de Guy Laramme
Um artista com a precisão de um cirurgião plástico, Brian Dettmer escolhe alguns livros e esculpi de forma aleatória, fazendo com que a forma da escultura se revele aos poucos. Deixando propositalmente alguns trechos dos livros a mostra e transformando esses trechos em montagens com novos significados, ele cria uma pequena narrativa da historia, na obra de arte.


A Célula de livros, criada pela artista eslovaca Matej Kren, veio para renovar o conceito da arte e arquitetura, o edifício octogonal foi instalado por seis meses no Centro de Arte Modernas em Lisboa, e após desmontado, todos os livros voltaram para as prateleiras originais. O objetivo da artista era mostra que para ser uma bela obra de arte não era preciso usar material exótico, nem novo nem reciclável. 

A Célula de Livros
Que tal um banho de cultura? Com a obra da artista Vanessa Mancini agora é possível, seu banheira é tão interessante quanto as obras de que é feita,  foi construída com livros colocados em camadas sobre uma estrutura de madeira. Infelizmente sua estrutura é apenas uma obra de arte, e não pode ser preenchida com aguá. O que não impede de usarmos a imaginação.


Continua...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Poeira em Arte.

Transformar livros empoeirados em arte, esse é o dom do designer espanhol Alvaro Tamarit, licenciado em Belas Artes pela Universidade de Valência, ele transforma dezenas de livros em peças de mobiliário.



Detalhes da Cadeira

"O Banco del Pensamiento" é uma de suas principais obras, uma grande cadeira construída com madeira reciclada e centenas de livros velhos.


Outras obras de Alvaro Tamarit:









Eco-Moda Curiosa!!



Vestido feito de Jornal.



Vestido feito de flores e capim.



    Lema do Fashion RIO - Repensar, Reciclar, Renovar.





Sustentável com Estilo (Meninos).


E não é só em versões femininas que a eco-moda está disponível, para os Meninos (e Corinthianos) um grande exemplo é o novo uniforme do Corinthians, apresentado recentemente, que é feito de tecido de garrafas Pet recicladas, segunda a Nike, fabricante do uniforme, a atitude de fazer um uniforme sustentável contribuiu para a retirada de 120 milhões de pets do lixo. 

Uniforme Sustentável do Corinthians, veio em uma garrafa Pet.

Mas não são apenas os times de futebol que estão com tudo na eco-moda, outra marca masculina que aderiu a tendência sustentável foi a Billabong, que desenvolveu uma coleção ecologicamente correta com Camisetas, Bermudas e até Malas de viagem tudo feito de garrafas Pet. Porém ela não foi a pioneira na eco-moda casual, a marca Moncler já havia lançado uma coleção de Jaquetas e Agasalhos, todas produzidas com material reciclado.

Coleção Billabong Sustentável

Agasalhos Moncler

Sustentável com Estilo.

A moda sustentável está em alta no mundo todo, e aqui no Brasil não é diferente, a Rio + 20 serviu de inspiração para muita gente, e diversas grifes e estilistas estão apostando em roupas e acessórios sustentáveis. Mas a onda sustentável não é tão nova assim, no Brasil por exemplo temos a marca Góoc, que existe a mais de 30 anos, e é famosa por suas sandálias feitas de pneus, com o crescimento dessa tendência a marca também cresceu e hoje já conta com diversos modelos de Bolsas, Sandálias, Mochilas e etc. Em todo o mundo vemos marcas se preocupando com o Meio Ambiente, por exemplo, a famosa H&M que fez a coleção Eco-Friendly 2012 apenas com material sustentável, como Lã orgânica, Poliéster reciclado entre outros, e não deixou nada a desejar comparada com outras coleções. Isso prova que é possível verti-se bem e não se esquecer da responsabilidade de cada um com o planeta.


Coleção Góoc

Eco-Friendly - H&M
Mesmo com todas as inovações, as tendências sustentáveis não param por ai, as grifes estão apostando tanto nessa ideia, que além de roupas elas estão criando etiquetas, sapatos , bolsas e muito mais.

Etiquetas Sustentáveis

Bolsa feita com material reciclado


Tênis Osklen, de material reciclado. A Osklen é considerada pioneira no
trabalho com material reciclável.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eco-Biblioteca


Há dez anos a ONG Vaga Lume trabalha com 200 comunidades ribeirinhas espalhadas pelos rios da Região Amazônica. Distribuindo livros e formando mediadores de leitura, conseguiram também reestruturar várias dessas comunidades através do intercâmbio entre elas e instituições de São Paulo e Manaus, formando leitores com um forte sentido comunitário e uma visão do mundo que vai além da imensidão das águas amazônicas.

Em algumas comunidades a estante com 150 livros foi abrigada em um edifício, uma “biblioteca” construída com esforços e recursos próprios; uma casa comunitária onde as crianças brincam, as mães conversam e os homens se reúnem. Esse estudo apresenta uma alternativa de projeto que visa potencializar esse esforço, oferecendo a opção de um sistema construtivo que nasce das técnicas construtivas locais, mas traz em si elementos externos que contribuirão para o conforto ambiental e para a durabilidade das construções.


Biblioteca pública é construída com mil caixas de cerveja


Na cidade de Magdeburg, na Alemanha, uma iniciativa, que partiu da própria população, está diminuindo a quantidade de lixo no município e, ainda, incentivando o hábito da leitura entre os moradores: é a Open Air Library, uma biblioteca pública construída, basicamente, com mil caixas de cerveja.
As embalagens plásticas, que são habitualmente usadas para vender a bebida em lotes, foram doadas por uma empresa da região e, para erguer a biblioteca, a própria comunidade pôs a mão na massa, com a ajuda do escritório de design Karo, que fez o acabamento da obra reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.
Depois de pronta, a biblioteca continua dependendo da boa vontade da população: os mais de dois mil livros de seu acervo foram doados pelos moradores e a conservação das obras e do espaço também depende deles. Isso porque não existem seguranças nem bibliotecários no local, que fica aberto 24 horas e funciona na base da confiança mesmo: qualquer um pode entrar no edifício, pegar um livro e levar para casa.
Por enquanto, todas as obras foram devolvidas e a população está cada vez mais orgulhosa da iniciativa, que recebe doações de livro, praticamente, todos os dias. Será que uma biblioteca colaborativa, no estilo da Open Air Library, funcionaria por aqui?
O edifício público – que ainda conta com área externa com muito verde e espaço para apresentações culturais – foi desenvolvido com a intenção de recuperar a autoestima dos moradores da cidade, que ficou praticamente abandonada depois da reunificação da Alemanha. O objetivo parece ter sido alcançado, não?


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma das livrarias mais lindas do mundo



Livraria El Péndulo, Cidade do México ,Mexico.

Ela ocupa a 8a posiçao no ranking das livrarias mais lindas do mundo. Essa livraria fica na cidade do México. Possui um pequeno acervo de livros em Inglês, e é famosa pelas suas árvores dentro da loja.


Um ambiente convidativo para entrar, ficar e abrir um livro é o que uma livraria pode ter de mais digno. Além do básico preços acessíveis e bons títulos, claro. Se esse lugar tem ainda um clima de “deixe a imaginação viajar” quando você começa a ler algumas páginas, torna-se irresistível. Coloque um bom café junto e temos a visão de um paraíso, onde comprar livros é a mais pura consequência.




Já imaginaram um palco que flutua?

Festival de Bregenz (Palco Flutuante), Áustria

Devem ter sido a magnífica localização da cidade perto do lago e os arredores maravilhosos que fizeram com que, em 1946, alguém tivesse a ideia de construir um palco sobre duas embarcações horizontais ancoradas, iniciando-se assim o Festival de Bregenz. Desde o início, o lago e a natureza circundante deveriam ocupar um lugar central na encenação. Sessenta anos mais tarde, o Festival de Bregenz é parte integrante da vida cultural austríaca e o palco do lago é, há muito tempo, o maior do gênero.


Durante quatro semanas do verão, sob um céu aberto e cheio de estrelas, o público vive monumentais encenações de ópera de uma intensidade nunca antes sentida. Não é de se admirar que, em 2008, os produtores de “007 - Quantum Solace”, um dos filmes do James Bond, à procura por todo o mundo de locais espetaculares de rodagem, tenham ficado entusiasmados com este cenário. Durante duas semanas, as filmagens transformaram o centro histórico de Feldkirch e o palco de Bregenz com o seu gigantesco “olho da Tosca” observando tudo. A encenação da Tosca perante 1500 figurantes foi usando como cenário da cena final do filme e a música de Puccini foi usada como trilha sonora.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Livros digitais ( E-books)

Um livro digital, também chamado de E-book, é aquele livro que pode ser lido em computadores, celulares, leitores de livros digitais.
Os formatos mais comuns de E-books são o PDF, HTML e o ePUB.
Por ser um dispositivos de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.


Com design leve e prático, os e-books estão cada vez mais acessíveis no mercado. A sua principal vantagem é sua portabilidade. Além disso, outra vantagem é o preço. Com o seu custo de produção e entrega cada vez mais baixo, um e-book de alto padrão, como os encontrados na internet, pode chegar às mãos do leitor por um preço até 50% menor que um livro impresso.

Alguns sites que oferecem e-books gratuitos:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/
http://www.livros-digitais.com/

Reutilizando os livros- Parte III

Olá pessoal,
aqui vai mais um tópico de como reaproveitar seus antigos livros e ainda decorar a casa.
 Nesse jeito de reaproveitar os livros serviu mais como decoração, coloca-los na parede ficou diferente e bonito. Não precisa muito pra fazer, só mesmo os livros e alguns pedaços de madeira que você mesmo pode fabricar.
 Já nesse segundo exemplo, é só usar alguns skates velho do seu filho, sobrinho, seu mesmo ou encontrado na rua e juntar alguns, dependendo do seu gosto e do tanto de livros, e ainda dá pra colocar alguns enfeites. Simples e ainda ajuda o meio ambiente reciclando.
Nesse terceiro exemplo você usa um antigo violão, tira a parte superior e na parte inferior você decora do jeito que preferir. Nessa forma de reutilizar cabem muitos livros e ainda deixa o ambiente mais bonito.

domingo, 26 de agosto de 2012

Livros feitos de plástico Reciclado

Imagine ler um livro na chuva, numa piscina, lavando a louça, tomando banho no mar, enfim, próximo a tudo onde tiver água. Mas tal livro teria de ser em material bem resistente para aguentar a ação da água. Isso mesmo.
Esse é o livro feito em plástico reciclado (veja imagem abaixo), que é feito com plástico pós-consumo, que já foi utilizado em sacolas, embalagens e rótulos. O mesmo parece ser feito com o papel couchê, que é utilizado por gráficas na confecção de cartões de visitas, cartazes, panfletos e etc.



A tecnologia utilizada na fabricação do papel sintético é a mesma dos filmes flexíveis de polipropileno, um plástico que é de fácil modelagem e coloração, utilizado na produção de embalagens de alimentos, tubos de carga de caneta esferográfica, rótulos e até prancha de bodyboard. Quem está a frente dessa tecnologia é a Vitopel, terceira maior produtora de filmes flexíveis do mundo.

Fonte: Eco Desenvolvimento e divulgabiblio.blogspot.com*
*Navegando pela Internet, encontrei esse blog com a postagem sobre livro feito com material reciclável.
Achei interessante e por isso posto aqui para vocês, os créditos sobre essa informação são todos do blog divulgabiblio.blogspot.com




Como surgiram os livros?

O livro, impresso em papel, surgiu no século XV, com a invenção da prensa de tipos móveis, feita por Johann Gutemberg. Os primeiros livros, no entanto, apareceram a partir da invenção da escrita, há cerca de 5 mil anos. Esses livros eram muito diferentes dos que conhecemos hoje, feitos de diversos materiais. Inicialmente, escrevia-se sobre barro, madeira, metal, ossos e bambu, e os livros eram feitos de lâminas ou placas separadas, que não podiam ser dobradas. Tempos depois, foram utilizados materiais mais flexíveis, como tecido, papiro, couro e papel, que permitiram as dobras e os rolos. Os primeiros livros surgiram na Mesopotâmia, feitos pelos sumérios, e tinham a forma de pequenas lajotas feitas no barro. Os egípcios escreveram sobre folhas de papiro, uma planta, sendo que a emenda dessas folhas formava rolos de até 20 metros de comprimento. Esse povo criou a maior biblioteca da Antiguidade, a Biblioteca de Alexandria, que chegou a ter 700 mil livros.




A prensa de Gutemberg, que deu origem aos livros.

Curiosidades:

- O primeiro livro publicado no Brasil foi a obra MARÍLIA DE DIRCEU de Tomás Antônio Gonzaga, pela Imprensa Régia no início do século XIX, com a instalação da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro.

- O livro mais vendido no Brasil e no mundo desde a antiguidade é a Bíblia.

- O primeiro livro impresso pelo sistema Gutemberg foi a Bíblia.


Bíblia





Obra de Tomás Antônio Gonzaga

domingo, 29 de julho de 2012

Top 50 de livros sobre Sustentabilidade

Aqui estão os 50 livros mais importantes sobre a sustentabilidade de acordo com a Universidade de Cambrigde.
 É uma tarefa muito difícil de escolher os 50 livros mais importantes, pois a sustentabilidade é um campo de conhecimento complexo, multidisciplinar e compreende uma infinidade de subtemas e enfoques.
O livro foi escrito pena Universidade de Cambrigde em conjunto com Wayne Visser, e em 2012 o Instituto Jatobás lançou o livro em português. O livro tem como objetivo ser o principal instrumento da campanha do Instituto em prol da difusão do conceito e da prática da "Sustentabilidade".

Título original: The Top 50 Sustainability Books
Conteúdo: Resumo e mensagens fundamentais contidas nos 50 livros considerados mais importantes sobre a sustentabilidade escritos nos últimos 50 anos, de acordo com uma pesquisa realizada com 3.000 lideres e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambrigde.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Luminária de Livros


Mais livros são publicados a cada ano, lidos e descartados.Mesmo que muitos sejam doados para lojas de caridade, a maioria deles não é vendida e as lojas têm que pagar para que os livros sejam enviados para o aterro. Por exemplo, 10.000 livros por semana de uma loja de caridade irão para o lixo. Atualmente não há infraestrutura instalada para reciclar o papel de livro porque o papel é de baixa qualidade e a cola da lombada precisa ser removida. Uma ótima alternativa para esses livros descartados é utilizá-los na decoração.







A luminária feita com livros é um trabalho feito pelo estúdio de design da  designer britânica Lucy Norman, ela disse que "busca reutilizar o lixo de Londres e transformá-lo em beleza duradoura", com a luminária denominada Light Readingdisse.









Paredes feitas com Livros


Paredes feitas com livros por Matej Kren. O artista faz fantásticas esculturas com materiais inusitados, e essas paredes feitas com livros é uma delas. Em 1994 ele fez uma torre de livros, intitulando como Idiom para a Bienal de São Paulo XXII utilizando livros, luzes e espelhos. Em 2004, ele construiu uma passagem para o Museu Kampa, formando uma passagem de acesso para o local, construída usando novamente as luzes, os livros e os espelhos.






quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sustentabilidade e Biblioteconomia

Esse post vai mostrar um jeito de juntar sustentabilidade e biblioteconomia.
O papel reciclável é uma forma de cuidar da natureza e ainda pode incentivar a leitura. Alguns livros já são feitos com papéis recicláveis e tem um preço mais em conta, que vale a pena aproveitar. O papel reciclável pode ser usado também como capa de caderno e outras coisas.
O papel reciclável feito por empresas fica mais fácil de ser usado para trabalhos escritos ou digitados, mas também são mais caros. 

     Esse vídeo mostra como fazer o papel reciclável!

Vamos aos materiais necessários:
*Liquidificador;
*Papel picado;
*Esponja;
*Tela e moldura;
*Bacia;
*Água;
*Tecido para costura(três do mesmo tamanho);
*Cabide e prendedores de roupa.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Torre de Livros Reciclados


A torre de livros reciclados, foi erguida entre a escadaria que liga os três andares do Ford´s Theatre. De tamanho descomunal, a torre de livros reciclados vêm para alertar sobre o desinteresse pelos livros na era virtual? 

Na verdade, a ideia partiu da homenagem que é feita a Abraham Lincoln que foi assassinado na rua do recém inaugurado Centro de Educação e Liderança, que por sua vez fica na rua do Ford´s Theatre. A torre de livros reciclados simboliza que a última palavra sobre este grande homem nunca vai ser escrita.




Fonte: www.reciclaedecora.com/design

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma forma de configurar a civilização e atividades humanas, de um jeito que a sociedade, seus membros, e suas economias possam expressar o seu maior potencial e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Os produtos sustentáveis são aqueles que de forma direta ou indireta contribuem para a sustentabilidade do planeta, considerando as cinco dimensões do desenvolvimento sustentável propostas por Ignacy Sachs : ambiente, social, cultural, espacial e econômica.


Matéria retirada do site sustentabilidade.org.br
Para se tornar um voluntário sustentável entre nesse site voluntariosonline.org.br/ong/Instituto-Arayara

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como fazer um tapete de JORNAL.

Fizemos esse post com o intuito de trazer mais uma dica sustentável para sua residência;
No primeiro passo, será necessário fazer centenas de canudos com o jornal, fazendo com que os canudos fiquem bem firmes e todos colados para não se desfazerem.


Depois desse processo os canudos de jornal devem ser entrelaçados uns com os outros, deixando as bordas por último para fazer o acabamento;
Como uma confecção de tapetes de pano, porém imagine que as linhas do tapete são os canudos do jornal;
Ao terminar esse processo, será necessário um rolo de fio de algodão, para entrelaçar na ponta dos jornais, fazendo com que os canudos fiquem sempre juntos e com um acabamento reforçado, para que os canudos de jornal não se desfaçam e saiam de dentro do tapete.   

Produzido pela Blu Dot, o tapete pode ser encontrado em três cores(cinza, roxo e ardósia) e em tamanhos diferentes.Com preços a partir de US$ 149,00.