domingo, 16 de setembro de 2012

Algumas das Sete Maravilhas...

... Dos livros reciclados!!

Todo mundo já ouviu falar nas sete maravilhas do mundo, e foi pensando nisso que alguns artistas decidiram criar obras de arte incríveis com os livros que ninguém usava mais, e juntaram o útil ao agradável: Meio ambiente e Arte. O site Inhabitat reuniu os exemplos mais impressionantes, de artistas que fazem monumentos com livros velhos.

Para começar, vamos falar do maior monumento feito com livros, a Torre de Babel em Buenos Aires, ela tem 25 metros e foi construída pela artista Marta Minujin. A torre foi  feita com 30 mil livros, doados de varias partes do mundo, alem de ser um belíssimo exemplo reciclagem,  proporciona uma linda vista da cidade.
Torre de Babel - Buenos Aires
Guy Laramme, um artista que constrói esculturas de antigas enciclopédias, as esculturas tem formas de topografia, que descrevem contos narrados em livros. Formando pilhas e pilhas de livros, ele recria montanhas, cavernas e ícones arquitetônicos descritos no conteúdo dos volumes. 

Escultura de Guy Laramme
Um artista com a precisão de um cirurgião plástico, Brian Dettmer escolhe alguns livros e esculpi de forma aleatória, fazendo com que a forma da escultura se revele aos poucos. Deixando propositalmente alguns trechos dos livros a mostra e transformando esses trechos em montagens com novos significados, ele cria uma pequena narrativa da historia, na obra de arte.


A Célula de livros, criada pela artista eslovaca Matej Kren, veio para renovar o conceito da arte e arquitetura, o edifício octogonal foi instalado por seis meses no Centro de Arte Modernas em Lisboa, e após desmontado, todos os livros voltaram para as prateleiras originais. O objetivo da artista era mostra que para ser uma bela obra de arte não era preciso usar material exótico, nem novo nem reciclável. 

A Célula de Livros
Que tal um banho de cultura? Com a obra da artista Vanessa Mancini agora é possível, seu banheira é tão interessante quanto as obras de que é feita,  foi construída com livros colocados em camadas sobre uma estrutura de madeira. Infelizmente sua estrutura é apenas uma obra de arte, e não pode ser preenchida com aguá. O que não impede de usarmos a imaginação.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário